Morreu o compositor José Niza


Morreu hoje o músico, compositor, médico e ex-deputado socialista José Niza, figura marcante na música da década de 70. O compositor tinha 73 anos e morreu nos Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado desde terça-feira.
Deixou uma obra musical que inclui, entre outros, os temas «E Depois do Adeus» interpretado por Paulo de Carvalho em 1974, «A Festa da Vida», interpretado por Carlos Mendes em 1972 e «Uma Flor de Verde Pinho», um poema de Manuel Alegre e interpretado por Carlos do Carmo em 1976, todos os eles no Festival RTP da Canção, do qual saíram vencedores.
Nascido a 16 de Setembro de 1938, licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, ligando-se à música através da Tuna Académica.
Formou um grupo de fados, em finais dos anos 50 juntou-se ao «movimento da balada» liderado por José Afonso e nos anos 60 organizou juntamente com Luís Villas-Boas os dois primeiros festivais internacionais de jazz que se realizaram em Portugal.
Em 1988 compôs o tema vencedor do Festival RTP da Canção, «Voltarei», interpretado por Dora. Compôs ainda temas para nomes como Tonicha, Daurte Mendes, Teresa Silva Carvalho, Vitorino, Janita Salomé, Rui Veloso ou Samuel. Recorde aqui alguns dos seus temas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos