Festival RTP da Canção 2012: compositores revelados


Nuno Feist: a celebrar 30 anos de carreira em 2012, este compositor está habituado aos palcos do Festival. Em 1985 participa com o duo Nuno e Henrique com «Meia de Conversa», classificando-se em 3.º lugar. Em 1995 compõe «Travo Doce» para Ana Sofia Varela (5.º lugar) e volta ao Festival mais recentemente com «Além do Sonho» (Vanessa & Henrique Feist) em 2007 (3.º lugar), «Do Outro Lado da Vida» (Vanessa) em 2008 (7.º lugar), «Alvorada» (Vanessa) em 2010 (3.º lugar) e «Quase a Voar» (Henrique Feist) em 2011 (4.º lugar). Este ano tem a tarefa de compor um tema para a voz de Ricardo Soler.


Pedro Marques: percussionista e compositor da banda Flor-de-Lis, venceram o Festival RTP da Canção em 2009 com «Todas as Ruas do Amor», alcançando na Eurovisão a 15.ª posição. A RTP convidou Pedro Marques para escrever uma canção para Pedro Tomás, depois da desistência de Jorge Cruz, vocalista e compositor da banda Diabo na Cruz. 



Tozé Brito: é um dos grandes nomes da música portuguesa. Intérprete a nível individual em 1972 com «Se Quiseres Ouvir Cantar» (5.º lugar) ou em 1978 nos Gemini com a vencedora «Dai-Li, Dai-Li Dou» que alcançou um 17.º lugar na Eurovisão. Assinou as canções que nos representaram no ESC em 1982 com as Doce («Bem Bom») e em 1985 com Adelaide Ferreira («Penso Em Ti - Eu Sei»). A sua composição vai para Tó Martins da Silva.


Tozé Santos: vocalista e compositor da banda Per7ume, que conta com dois discos editados e que obteve grande êxito junto do público com o tema «Intervalo» que é interpretado em dueto com Rui Veloso. Tozé participou no programa da RTP «Reis do Estúdio» em 1997, continuando com a sua carreira desde aí.
Gerson Santos vai dar voz à sua música.






Tiago Pais Dias: membro dos grupo Amor Electro, além de compor tem a seu cargo a guitarra, os sintetizadores e a programação. Compositor de êxitos como «A Máquina» e «Rosa Sangue», vai trazer um tema seu ao Festival deste ano pela voz de Joana Leite.







Miguel Gameiro: intérprete e compositor quer a solo, quer no grupo Pólo Norte. «Dá-me um Abraço» foi uma das músicas portuguesas mais tocadas nas rádios nacionais. Foi também responsável pelos muitos êxitos dos Pólo Norte, como «Grito», «Lisboa» ou «Aprender a Ser Feliz». A sua música vai ser interpretada por Pamela Salvado.







Johnny Galvão: produtor, arranjador e compositor com grande experiência no mundo da música. Particu«ipou no Festival em 1996 como autor da música «A Minha Ilha» de Bárbara Reis (7.º lugar). Em 2001 foi orquestrador da maior parte das músicas dos concorrentes, destacando-se «Agora» de Fernando de Almeida (4.º lugar), «No Tom das Cores» de Sónia Mota (3.º lugar) ou «Poder Voar» dos Tribo Urbana (5.º lugar).
A sua música vai ser interpretada por Pedro Portas e Susana Gonçalves (Cúmplices).




Ménito Ramos: compositor e cantor que iniciou a sua carreira em 2001com o duo Tiago & Daniel, tendo composto para artistas como Beto. Depois de ser autor de «Prazer no Pecado» em 2003, interpretada por Rita Guerra (2.º lugar) e «Poder da Mensagem» cantada por Tucha em 2008 (10.º lugar), a sua terceira composição para o Festival vai para a voz de Arménio Pimenta.


João Só: vocalista e compositor da banda João Só e os Abandonados. Tem sido desde 2009 com a edição do single de estreia «Meu Bem» uma surpresa a nível nacional.Tem sido apontado como uma das revelações de 2011 com a música «Fogo». O seu tema vai ser interpretado por Carlos Costa.






Armando Teixeira: vocalista do grupo alternativo Balla que conta com quatro disco editados, assumindo uma sonoridade pop alternativa, com mistura de géneros de música portuguesa com origens na música dos anos 80. Vai ser o responsável da música de Vânia Osório.





Miguel Majer: o compositor tem estado associado a projectos de renome da música portuguesa como os Donna Maria e mais recentemente o grupo Seda. Participou no Festival em 2008 com o tema «Ponto de Encontro» dos Lisboa Não Sejas Francesa (9.º lugar). Rui Andrade vai interpretar a sua composição.







Jorge Fernando: compositor com uma carreira sólida no Fado, responsável por êxitos como «Chuva» de Mariza ou «Os Búzios» de Ana Moura.
Participou no Festival como intérprete em 1983 com «Rosas Brancas Para o Meu Amor» (7.º lugar), em 1985 com «Umbadá» (4.º lugar), um dos seus maiores êxitos de sempre, em 1990 com «Via Aérea» (7.º lugar).
Vai ser encarregue da canção de Filipa Sousa.

Comentários

  1. gostei muito do blog, pois também sou compositor e vi muita qualidade por aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Espero que continue a visitar o blogue e que os artigos continuem a ser do seu agrado!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos