Festival RTP da Canção sofre alterações no regulamento

O Festival RTP da Canção 2012 vai sofrer alterações em relação aos modelos dos anteriores certames. Uma das novidades é que não vai haver votação online, estando assim afastado este método de apuramento das canções finalistas que vigorava há três anos consecutivos.
Outra das mudanças é que os compositores são convidados pela RTP e a estes compete a escolha do autor da letra da respectiva canção, não havendo concurso aberto para as canções que integrem o festival.
A escolha dos intérpretes está a ser feita através de castings que decorreram nos dias 5 e 6 de Janeiro em Lisboa e estão a decorrer (9 e 10 de Janeiro) no Porto, nos quais podem integrar cantores desconhecidos ou amadores e cantores profissionais. Os elementos responsáveis pela escolha dos cantores são José Poiares (RTP), Fernando Martins (produtor musical), Ramón Galarza (produtor musical) e Tozé Brito (compositor).
Por outro lado, não haverão semi-finais e apenas se realiza a grande final a 10 de Março, com os 12 temas finalistas.
A não existência de votação online vai ao encontro dos anseios de muitos dos profissionais que participaram nos últimos festivais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos