Tema de Rodrigo Costa Félix entre as 12 melhores baladas do ano

 

A canção «Amigo Aprendiz», com música de Tiago Bettencourt e poema de Fernando Pessoa, interpretada por Rodrigo Costa Félix, é apontada, pela revista norte-americana «The Atlantic», como uma das 12 melhores baladas a ouvir em 2012.
Esta canção, sobre o poema de Fernando Pessoa, integra o mais recente álbum do fadista, «Fados de Amor», editado em Maio passado pela Farol.
A revista norte-americana, publicação de referência de temas da actualidade política, económica e cultural, com sede em Washington, destaca a capacidade inovadora de Rodrigo Costa Félix de não se deixar amarrar à tradição fadista, cuja figura maior e mais amada é Amália Rodrigues, e destaca as suas suspensões, «na interpretação contida», «harmoniosamente apoiada pelos atentos acompanhadores».
Integram a lista das doze baladas escolhidas pela revista norte-americana, a canção «Caruso», pelo chileno Sergio Járlaz, «Robin Hood», do porto-riquenho Tego Calderón, «Deewana Kar Raha Hai», do indiano Javed Ali, «Tell Me», do ganês Jon Germain, o «Gosto da Chuva», do tailandês Kritt Pannana, e ainda «Ma Lkit», da tunisina Emel Mathlouthi.
A lista completa-se com a banda multinacional The National Fanfare of Kadebostany, com «Walking With a Ghost», a francesa da ilha caribenha de Guadalupe Jessye Belleval, com o tema «Toute une Vie?», o duo guatemalteco Ricardo Arjona & Gaby Moreno, com «Fuiste Tú», Sekouba Bambino, da Guiné-Conacri, com «Simontena», e a sino-canadiana Wanting Qu, com a balada «Tu Existes na Minha Canção».
O fadista afirmou-se «surpreendido» pela escolha que considerou «gratificante». «Eu, muito especialmente, adoro este tema pelo extraordinário poema e a excelente música do Tiago [Bettencourt], mas não pensei que chegasse assim tão depressa aos Estados Unidos», disse o fadista.
Conheça aqui o tema «Amigo Aprendiz»:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concertos da Semana (1 a 7 de Maio)

Nuno Guerreiro era a Coruja de «A Máscara» da SIC

Vida de Cândida Branca Flor chega aos palcos